Aplicativo para Eventos: por que você deve investir


Artigo Rodrigo Mu
Ainda, o processo de planejamento e organização de eventos mudou. Grandes centros recebem atrações diversas ao mesmo tempo, palestras simultâneas e dão ao participante opções para navegar entre as palestras e montar seu próprio cronograma de atrações. Eventos como ComicCon Experience, RD Summit e, até mesmo o Carnaval de Rua passaram por alterações muito relevantes nos últimos anos. Sua organização está acompanhando esta mudança?

Desde a popularização dos smartphones diversas indústrias estão precisando rever suas ações e planejamentos. A indústria de eventos não é diferente, porém as oportunidades se mostram muito maiores que as ameaças.

Em eventos recorrentes e tradicionais como o Encontro Nacional de Jovens ou AnimeXtreme os organizadores já consideram a presença digital de seus participantes. O AnimeXtreme, por exemplo, utiliza muito de suas redes sociais para escolher as atrações convidadas e montar a programação de acordo com a demanda do público.

Se as redes sociais contribuem para um planejamento mais efetivo, aplicativos e web applications surgem com forte apelo para melhorar a comunicação e retenção de participantes durante o evento. Solucionando problemas antigos como de avisos emergenciais, localização das palestras e alertas de início de atrações.

Aplicativos e Web Applications já são comuns no nosso dia a dia. Solucionam problemas, nos colocam em contato com outras pessoas e permitem uma experiência digital diferenciada. Em grandes eventos, os aplicativos já começam a surgir para auxiliar na organização, com listas de tarefas e controle de equipes. Outros, proporcionam maior contato entre participantes com o evento, melhorando a experiência e dinâmica pré, durante e pós evento.

No mercado, algumas ferramentas e plataformas pré-prontas estão disponíveis para organizadores de evento. Com baixo custo e funcionalidades essenciais, tornam-se ótimas opções para eventos de menor porte.

Neste artigo, vou buscar descrever a importância dos aplicativos para a organização e execução de eventos de todos os portes. Ao final, explicarei as principais diferenças e oportunidades para o investimento em um desenvolvimento exclusivo e personalizado em comparação às plataformas existentes.


3 principais motivos para investir em um aplicativo para eventos:

Aplicativos são ferramentas que, se bem utilizadas, resultam em uma valorização do participante. Além de oferecer uma experiência diferenciada para o usuário, o app pode ser utilizado como uma plataforma de retenção de clientes e estratégias de marketing extremamente segmentadas e de alta conversão.

Pensando nisso, desenvolvi três dos principais motivos para sua organização investir em um aplicativo durante o planejamento de um evento. Seja ele interno ou externo, para 10 ou para 1000 pessoas, todos podem se beneficiar destes pontos apresentados abaixo. Confira:

1º Canal de comunicação exclusivo

Como comentado na introdução, um app cria um canal de comunicação exclusivo. Podendo ser utilizado para fins logísticos - avisar, por exemplo, que um palestrante mudou de horário -, para fins de marketing - divulgar uma promoção de ingressos - ou para pesquisa de satisfação.

Se você trabalha planejamento de eventos, deve considerar a comunicação como essencial para obter sucesso. Por isso, uma ferramenta que pode te ajudar na construção de um canal direto é de extrema valia para qualquer evento.

Desde a transmissão de avisos importantes, novas atrações ou mudanças inesperadas sem precisar investir em ferramentas de disparo de e-mails, malas diretas ou em anúncios em redes sociais. Um aplicativo pode entregar mensagens assertivas com custos reduzidos.

2º Programação e mapa

Em grandes eventos, encontrar a Sala A, B ou C pode ser desafiador. Em feiras de exposição, encontrar o fornecedor X, Y ou Z, ainda mais.

Aplicativos ou web apps podem trabalhar com a visão de mapa para facilitar o deslocamento interno dos participantes. Explorando mais esta oportunidade, pode-se desenvolver soluções em geolocalização interna para facilitar ainda mais a navegação pelos corredores direto na palma da sua mão.

3º Notificações push

As Push Notifications são um universo a parte de oportunidades. Apesar de muitos considerarem as pushs invasivas quando mal utilizadas, os seus benefícios precisam ser estudados com carinho pela equipe de organizadores.

Mensagens como “A palestra X está para começar na Sala B em 10 minutos”, ou “O horário do expositor Z mudou para às 21h” geram engajamento instantâneo e assertivas.
Outra oportunidade é a utilização de Beacons, aparelhos que emitem sinais curtos. Algumas ideias que podem ser implementadas com as tecnologias combinadas: check-in automático, download de materiais de acordo com a palestra automatizado, gestão de lotação e análises de comportamento.

Desenvolvimento Personalizado X Plataformas

Desenvolvimentos personalizados possuem vantagens e desvantagens. Neste artigo, desenvolvi as principais diferenças entre uma equipe de desenvolvimento e plataformas de criação para sites e aplicativos, clique para ler!

Ao longo dos cinco anos da Share Hunter, notamos que o principal impeditivo para a criação de aplicativos é o investimento inicial. Com certeza as plataformas possuem valores iniciais mais baratos. Por outro lado, o desenvolvimento personalizado tem como benefício a melhor adaptação ao público e a redução de custos de manutenção ao longo prazo.

Confira 3 pontos comparativos entre o desenvolvimento personalizado e as plataformas

1º Personalização e melhorias contínuas
Um grande diferencial de um aplicativo de plataforma padrão e um desenvolvido de modo exclusivo é a personalização. As plataformas te permitem estruturar alguns módulos, cores e plugins. Já um aplicativo desenvolvido pela Share Hunter é desenhado e estruturado para atender a demanda específica do seu evento.

O resultado é visível na entrega do app. Mais harmonioso e de acordo com a sua marca. Além de permitir melhorias contínuas na interface a partir de estudos de User Experience como gravação de navegação, heatmaps e ferramentas de análise de comportamento.

2º Desenvolvimento de interface amigável ao seu público
Estruturar um layout que atenda a demanda específica do seu público é essencial para o sucesso da operação. Apesar das ferramentas padrões possuírem algumas variações, todas seguem um padrão de visualização de acordo com o público já identificado destas ferramentas.

Em um aplicativo dedicado, podemos realizar estudos prévios de usabilidade para criar uma interface adaptada a realidade do seu público alvo. Por exemplo, se o seu evento é dedicado à terceira idade, podemos valorizar mais a leitura, contrastes e botões de ação. Jovens, por outro lado, se adaptam melhor a linguagem visual: imagens, vídeos e ilustrações.

3º Redução de custos de manutenção
Aplicativos dedicados não possuem mensalidades como as plataformas existentes, ficando somente o custo do servidor.

Estes três pontos são de extrema importância para decidir entre um aplicativo de plataforma ou investir em um aplicativo 100% dedicado. Plataformas padrões possuem grande apelo e grande repercussão entre produtores de eventos e setores de relações públicas. O principal motivo é a facilidade. Com poucos cliques e investimento inicial baixo é possível criar um bom aplicativo com funcionalidades fundamentais para a execução de um bom evento.

Desenvolver “do zero” - como chamamos - possui um custo inicial mais alto. O seu retorno é no longo prazo. Os aplicativos possuem grande potencial para alterar e melhorar processos, tanto de comunicação com seu público quanto na organização do evento.

A Share Hunter é especialista em desenvolvimento de aplicativos móveis para empresas. Envie um e-mail para contato@sharehunter.com.br com a sua demanda!

Aplicativos Eventos

Rodrigo Mu

Marketing Digital

Analista de Marketing Digital na Share Hunter. Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, trabalha há 6 anos com Marketing e Brand Content.


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