O que é SEM e SEO? | Share Hunter

O que é SEM e SEO?


Artigo Rodrigo Mu

No marketing digital, muito se fala da importância da sua página estar presente na primeira página dos buscadores como Google, Bing e outros. Neste âmbito, diversos conceitos como Content Marketing, as siglas SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization) e Adwords fluem com naturalidade no dialeto de quem trabalha na área.

Para quem não é do setor, confundir estes termos é comum. Afinal, todas fazem parte da estratégia de marketing da empresa. Neste artigo, vou focar nas duas siglas que mais causam confusão: SEM e SEO.



Antes de iniciarmos, vale lembrar que os conceitos apresentados aqui fazem parte de um grande leque de estratégias digitais - que estão em constante mudança - e envolvem profissionais de setores variados: programadores e desenvolvedores, designers, publicitários, redatores, especialistas em UX, analistas de dados e até psicólogos. Na Share Hunter, trabalhamos com equipes plurais para realizarmos a entrega de sites, sistemas e aplicativos otimizados para a navegação web atual: rápida, responsiva e rentável.


O que é Search Engine Marketing (SEM)?

SEM, também conhecido como Marketing de Busca, é um plano estratégico que define a atuação da sua empresa frente aos mecanismos de busca da internet: Google, Bing, Etc. Este conjunto de táticas e estratégias visa o melhor posicionamento da empresa aos olhos do usuário da internet. Podemos definir sua importância no aumento da visibilidade e tráfego no seu site.

Este plano possui, sempre, dois pilares essenciais que definem as ferramentas e estratégias utilizadas:alcance orgânico e alcance pago.

Alcance Pago
Links Patrocinados

Os links patrocinados, comumente denominados de Google Adwords - apesar de não ser a única ferramenta disponível -, são um meio de acesso que facilita a visibilidade da sua empresa em um curtíssimo prazo. Mediante configuração e pagamentos constantes, sua página web surge em destaque nas buscas que contém as palavras-chave definidas em sua estratégia e posicionamento.

Desta maneira, sua empresa pode gerar tráfego em volume e com qualidade de maneira rápida. Com anúncios veiculados acima dos resultados de busca orgânica ou em formato de display do Google, o usuário tem mais chances de se sentir atraído e acessar seu site.

Com um site super-otimizado para conversão como uma Landing Page, esta estratégia pode contribuir muito para geração de leads e formação de novas listas de prospecção.

É importante lembrar que os links patrocinados são cobrados mediante execução de uma métrica (clique, acesso, leitura do conteúdo) definida pela empresa. Alguns termos comuns nesta área:


PPC (Pay Per Click)
Método de pagamento onde cada clique é pago.

CPC (Custo Por Clique)
Métrica de avaliação do resultado por clique.

CPM (Cost-Per-Mille)
Custo por mil impressões do anúncio.

CTR (Click Through Rate)
Taxa de conversões/impressões. Define a taxa de relevância do anúncio.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
Custo total de aquisição do cliente.

Alcance Orgânico

A segunda maneira para sua empresa ganhar visibilidade nos mecanismos de busca é de modo orgânico. Ou seja: a exibição natural da sua página como resultado da busca do Google e demais buscadores.

Este é o mundo ideal: baixo custo para aquisição de leads, tráfego constante e relevância da página frente a concorrência. O processo para atingir este resultado é complexo. O Google, por exemplo, utiliza mais de 200 variáveis para posicionar uma página na busca orgânica. De aspectos técnicos da programação como linguagem e velocidade, à questões de Usabilidade (UX) e design como responsividade, relevância de conteúdo e confiabilidade.

A partir destas variáveis, foram desenvolvidas certas práticas que melhoram e otimizam sua página no ranking de resultados. Este conjunto se chama Search Engine Optimization, SEO.

O que é SEO?

Da sigla Search Engine Optimization, SEO é um conjunto de táticas e estratégias para otimizar o resultado orgânico de um site. Garantindo que o site seja acessível e rastreável ao Google ou demais mecanismos de busca para “indexar” seu link aos resultados.

O SEO é uma estratégia de médio a longo prazo para gerar tráfego no site. Sem a necessidade de pagar por usuário ou cliques de modo recorrente. Assim, sites otimizados buscam resultados duradouros.

Dentre as técnicas utilizadas para SEO se destacam a criação de conteúdo relevante no site. Esta estratégia é muito difundida entre empresas de todos os setores e leva o nome de Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo. O back-end otimizado, estudos constantes de usabilidade e design responsivo também são essenciais para impulsionar o alcance orgânico da sua página.

Além destas técnicas, os buscadores analisam a reputação da sua página. Construindo uma rede de relacionamento com outras páginas na web. Estratégias de Link Buildings também são de grande importância para uma estratégia de SEO: citações, guest posts e marketing de referência são táticas pertencentes a esta estratégia.

Qual a melhor estratégia de marketing digital para minha empresa?

A confusão entre os termos é responsável por esta questão. Levando algumas empresas a estruturarem suas estratégias de marketing digital optando por investimento em SEO, SEM ou ADWords. Resultando em campanhas e investimentos pouco relevantes em com baixo índice de sucesso.

É importante lembrar que todo o investimento em SEO faz parte de uma estratégia de SEM. Por isso, recomendamos que haja uma estratégia robusta e completa - mesmo com investimentos baixos - que contemple todos os pontos apresentados aqui: Otimização do site, criação de conteúdo, criação de campanhas de Adwords e crescimento de redes sociais.

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SEM SEO Marketing Digital

Rodrigo Mu

Marketing Digital

Analista de Marketing Digital na Share Hunter. Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, trabalha há 6 anos com Marketing e Brand Content.


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